segunda-feira, 18 de junho de 2012

Café Orgânico

O café orgânico  ganhou novas técnicas de plantio. Mas você sabe o que ele realmente é? Trata-se de um café produzido sem utilização de qualquer tipo de aditivo químico. Como alternativa, os agricultores optam por adubos verdes e cuidados com o solo. O objetivo é garantir um solo saudável para que ele consiga sozinho cuidar da planta. O produto orgânico privilegia o uso eficiente de recursos naturais, a preservação ambiental, a manutenção da biodiversidade e a qualidade de vida humana.
O mercado de café orgânico começou a se fortalecer no final da década de 80 e início de 90, quando a produção era incipiente assim como suas certificações. Por não ser levado tão a sério nesta época, não existem registros oficiais sobre número de produtores, sobre áreas cultivas ou números de mercado. Sabe-se, porém, que os primeiros lotes de café orgânico foram exportados em 1992 para a Organic Coffee Inc. do Japão.
De acordo com o Instituto Biodinâmico (IBD), um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente, a produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano. Os principais importadores de café orgânico do Brasil são: Japão, seguido pelos Estados Unidos, Eslovênia e Alemanha.
Ainda pensando no café do seu João e se analisarmos friamente, estamos fazendo o que gerações do passado estavam “carecas de saber”: a terra devolve tudo que recebe – se recebe produtos naturais,vai devolver frutos 100% livres de aditivos químicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário